sábado, 26 de outubro de 2013

Dá para acreditar na pesquisa do Ibope?


O Ibope celebrou um mega contrato com o Governo, no valor de R$ 6,4 milhões, para realizar pesquisas de opinião pública que se estenderão até as vésperas da campanha eleitoral de 2014.
Sendo assim, perdeu completamente a credibilidade a pesquisa sobre a sucessão presidencial de ontem, na qual Dilma aparece ganhando no primeiro turno em todos os cenários.
O que rola nas redes sociais e nos bastidores de Brasília é que o Ibope chega ajudando Dilma na medida em que faz acomodações na pesquisa.
Antes dos números, pelos quais a presidente Dilma aparece com 41%, Aécio Neves com 14% e Eduardo Campos com 10%.
Marcia Cavalari, em entrevista ao programa “Ponto a Ponto”, já falava que a tendência do cenário era de acomodações.
A pesquisa Ibope se aproxima da do Vox Populi, divulgada na semana passada, mas omite alguns detalhes importantes, como apoios.
Quem teve acesso ao relatório, e o PSB já requereu uma cópia, o que  é de se estranhar,  alguns dados omitidos, como o de que apenas metade dos entrevistados confia em Dilma.           
A única região que os percentuais de confiança superam os de desconfiança é o Nordeste.                                                                                                                                       O Ibope está manobrando e manipulando para inflar o poderio de Dilma?
Não dá para concluir assim, de forma irresponsável e leviana, mas o simples fato de o Governo ter assinado um contrato com o instituto, nos remete a uma grande desconfiança.
Como acreditar cegamente numa empresa que está recebendo rios de dinheiro do Governo para fazer o que ela tem a oferecer – pesquisas – com tamanha isenção para isso?
FONTE:Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário