quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CRIANÇA DE SEIS ANOS FOI BALEADO DURANTE ASSASSINATO DA MÃE 

 Mais um crime contra mulher foi registrado na noite desta terça-feira (29), em Alagoas. Desta vez, uma jovem de 26 anos que residia no loteamento Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos, foi brutalmente assassinada.
Aline Barreto foi executada a tiros dentro de casa enquanto ouvia música na companhia de uma amiga.
Um homem ainda não identificado invadiu a casa da jovem atirando contra ela. Aline tentou fugir correndo para a cozinha, onde caiu morta.
Um dos dois filhos de Aline, um garoto de apenas seis anos, interpôs-se na direção da mãe na intenção de protegê-la e terminou baleado com dois tiros.
O garoto foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) onde foi submetido a procedimento cirúrgico e teve os projéteis retirados do corpo. Já Aline morreu no loal antes de receber socorros médicos.
O outro filho de Aline, de apenas sete anos, também presenciou o assassinato e ficou em estado de choque.
Vizinhos e familiares da vítima devem ser ouvidos na tentativa de desvendar as motivações e autoria do crime.
A Polia Civil, IC e IML estiveram no local para procedimentos cabíveis.
Neto é preso após esfaquear avó de 92 anos

Luiz Pereira da Silva Filho, de 27 anos, foi preso pela Polícia Militar após esfaquear a avó, uma idosa de 92 anos de idade.
 O crime aconteceu na terça-feira dia 29-outubro de 2013, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife.
Segundo a polícia, a idosa foi esfaqueada na barriga com um facão e encaminhada a uma unidade de saúde de Água Fria. Ela foi atendida e já recebeu alta hospitalar.
De acordo com o delegado Eronildo Farias, da Delegacia do Idoso, o rapaz teve um ferimento na perna e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nova Descoberta. Ainda de acordo com o delegado, a PM informou que, na hora da prisão, um policial também foi ferido por Luiz. "O militar informou que se eles não tivessem chegado ele teria matado a idosa. Eles informaram também que o rapaz estava 'endemoniado' e ameçava a mulher", revelou Eronildo.
O suspeito morava com a avó e ele teria impedido que a mulher saísse de casa. O delegado acredita que o caso é configurado como tentativa de homicídio e encaminhou o suspeito para o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na Imbiribeira, bairro da cidade do Recife.
Em PE, policiais federais paralisam atividades por 24 horas
Emissão de passaportes deve contar com 30% do efetivo, diz Sindicato. Categoria pede melhores condições de trabalho e reclama de negociações.

 

 
Os policiais federais de Pernambuco fazem uma paralisação de 24 horas durante essa quinta-feira (31), pedindo melhores condições de trabalho e que as negociações avancem com o Governo Federal.
O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de Pernambuco (Sinpef/PE), Marcelo Pires, afirma que os serviços vão ser prestados à população.
"Os passaportes serão atendidos pelo mínimo da exigência da greve. Vai diminuir o número de atendentes, mas deverá fluir de acordo com a demanda, obedecendo os 30%. Teremos no aeroporto uma passeata contínua, principalmente pela manhã, no saguão, com faixas e entregando panfletos", explica o presidente.
Os grevistas devem se organizar durante a manhã, na Superintendência do órgão, com faixas e panfletos buscando conscientizar a população. "A paralisação serve para alertar o governo sobre a morosidade das negociações com a categoria, que já vão para quase cinco anos. É uma injustiça grande, o pessoal já está cansado de tanta conversa e sem solução concreta", aponta.
O Sindicato protesta ainda contra o sucateamento funcional e salarial, a falta de definição das atribuições dos cargos de escrivão, papiloscopistas e agentes federais, todos com exigência de nível superior por lei, entre outros problemas relacionados a redução do orçamento.
A paralisação deve atingir também as delegacias da PF em Salgueiro e Caruaru. 

EX-PRESIDENTE LULA DIZ QUE SE ENCHEREM O SACO ELE VOLTA EM 2018.
Após elogiar o controverso senador José Sarney (PMDB) e afirmar que a imprensa “avacalha” a política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue emplacando falas repletas de provocação.
O ex-chefe de Estado, em conversa com aliados, soltou que poderá voltar a disputar a Presidência da República, mas apenas em 2018.
E o petista colocou a ‘encheção de saco’ como motivação para o movimento.  ”Se me encherem o saco, em 2018 estou de volta”, teria dito Lula.
A disposição teria sido demonstrada por Lula durante o almoço oferecido pelo Congresso Nacional ao ex-presidente e outros integrantes da Assembleia Constituinte que resultou na criação do texto da Constituição de 1988.
Conforme os relatos de figuras que acompanharam o ex-presidente na ocasião, Lula destacou que poderia voltar a brigar pela Presidência da República em meio a comentários sobre as dificuldades que o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Aécio Neves (PSDB) devem ter para administrar as suas “sombras” partidárias.
O ex-presidente afirmou que a ex-ministra Marina Silva (PSB) e o ex-governador José Serra (PSDB),que pontuam melhor nas pesquisas de intenção de votos, são sombras dos presidenciáveis de seus respectivos partidos, o que, na avaliação de Lula, poderá atrapalhar essas postulações.
Entretanto, o ex-presidente fez questão de ressaltar que não pretende substituir a presidente Dilma Rousseff (PT) no pleito do ano que vem.
Disse que ele já governou o País. Agora, para quem diz que tem disposição para 2018, como diria Vanucci, 2014 é logo ali.

Professor de religião é filmado se masturbando para aluna de 15 anos.

Após anos de assédio sexual por parte de um professor de uma escola particular localizada no município de Paulista, uma adolescente de 15 anos resolveu filmar o homem, que também é motorista de uma van, se masturbando para ela, e formalizou contra ele uma queixa no Departamento de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Segundo a denunciante, o homem é professor de religião, matemática e educação física, e ainda é pastor de uma igreja evangélica localizada na Mirueira, também em Paulista.
Segundo o relato da menina, outra garota da mesma idade relatou que há mais de dois anos que ele vem praticando o abuso, inclusive, já teria tentado pegar nos seios e no órgão genital da moça.
Em seu relato, a garota contou que ele chegou a esfregar o pênis em seu ombro durante uma prova.
Segundo ela, o caso já foi reclamado para algumas professoras, que teriam levado ao conhecimento da diretora (esposa do suspeito), mas nada havia sido feito.
Segundo o delegado Jorge Ferreira, a jovem contou que outra meninas deixaram de frequentar a escola por medo do homem.
Mesmo diante da denúncia, o delegado informou que o homem não pode ser considerado foragido porque ainda não foi expedido contra ele nenhum mandado de prisão e ainda não foi indiciado.
A expectativa, segundo o policial, é de que ele seja intimado para depor na próxima segunda-feira (4).
Mesmo com a divulgação do vídeo, o homem não se dirigiu à delegacia, mas de acordo com populares que moram próximos à escola, ele não foi visto nos últimos dias.


EUA espionaram Vaticano e o Papa Francisco, diz publicação italiana
A Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) espionou as conversas telefônicas na Cidade do Vaticano e também as ocorridas na residência onde o cardeal argentino Jorge Bergoglio ficou hospedado antes do conclave que elegeu o papa, segundo o próximo número da publicação italiana "Panorama".
Segundo a publicação que cita documentos do ex-técnico da CIA Edward Snowden, entre as 46 milhões de conversas telefônicas que se diz que a NSA interceptou na Itália, muitas delas se localizavam na Cidade do Vaticano.
A "Panorama", que antecipou um parte da informação que será publicada em seu número à venda na próxima sexta-feira, fala de um período de 10 de dezembro de 2012 até 8 de janeiro de 2013, mas "que suspeita-se" que a espionagem continuou após conhecer o anúncio da renúncia ao pontificado do papa Bento XVI, que ocorreu em 28 de fevereiro.
A publicação acrescenta que a espionagem ocorreu durante todo o conclave para escolha do novo papa.
"Acredita-se que o grande ouvido americano captou as conversas dos prelados no início do conclave, em 12 de março", quando foi eleito o Papa Francisco, afirmou a revista.
"Existe a suspeita de que até mesmo as conversas do então futuro pontífice podem ter sido controladas. Jorge Bergoglio já era desde 2005 objeto da atenção da inteligência dos Estados Unidos, de acordo com os relatórios do Wikileaks", acrescentou a Panorama.
O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, minimizou a importância desta informação.
"Não temos nenhuma informação a esse respeito e, de qualquer maneira, isso não nos preocupa", declarou.
Entre as conversas escutadas estavam as que se produziam na Domus Internationalis Paolo VI de Roma, a residência que o então arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio, ficou hospedado antes do começo do conclave que elegeu papa em 13 de março de 2013.
A publicação lembra que o nome do agora papa Francisco já tinha surgido nos documentos filtrados pelo portal Wikileaks de Julian Assange.
O Wikileaks revelava despachos dos serviços secretos americanos nos quais se falava de Bergoglio como um dos papáveis no conclave de 2005, assim como outros documentos datados em 2007 que relatavam sua "má relação" na Argentina com o presidente Nestor Kirchner.
Além disso, entre os espionados estaria o presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR), conhecido como o Banco do Vaticano, o alemão Ernst von Freyberg, que foi nomeado em fevereiro de 2013 por Bento XVI.
A revista "Panorama" explica que as chamadas captadas no Vaticano foram arquivadas sob quatro classificações: "Leadership intentions" (Intenções de liderança), "Threats to financial system" (Ameaças ao sistema financeiro), "Foreign Policy Objectives" (Objetivos de política externa) e "Human Rights" (Direitos Humanos).
Perguntado sobre esta informação, o porta-voz do escritório de imprensa do Vaticano, Federico Lombardi, afirmou que não tem informação sobre este assunto e acrescentou que não têm "nenhuma preocupação a respeito".

 

Morreu policial baleado durante emboscada

O policial militar Alisson Lima Ribeiro, de 24 anos, que era lotado no 6º Batalhão, faleceu na tarde desta quarta-feira (30) no Hospital Otávio de Freitas, em Teijipió, onde estava internado.

O rapaz foi vítima de uma emboscada, na BR-232, quando voltava para sua casa, em Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR), no último sábado (25). Ele foi atingido com vários disparos e não resistiu aos ferimentos. As investigações para descobrir os suspeitos do crime prosseguem
Criminosos explodem dois caixas eletrônicos em Condado, PE
Dois caixas eletrônicos instalados em uma agência bancária no centro do município de Condado, Zona da Mata de Pernambuco, foram alvos da ação de criminosos na madrugada desta quarta-feira (30).
De acordo com informações da Polícia Militar, os homens utilizaram dinamites para tentar explodir os equipamentos, mas não tiveram sucesso.
Apenas os monitores e a parte frontal dos caixas foram danificados. Nenhum dinheiro foi levado.
As investigações preliminares dão conta de que a quadrilha fugiu do local em uma moto, um carro e uma caminhonete.
Não se sabe exatamente quantas pessoas participaram da ação.
A agência bancária, localizada na Avenida Sete de Setembro, possui cinco caixas eletrônicos, incluindo os dois danificados.
O local começou a ser periciado no fim da manhã por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos.
No momento, a polícia tenta localizar os criminosos envolvidos na investida. Ninguém foi preso.
Não houve testemunhas, mas câmeras de segurança do banco podem ajudar nas investigações.
O crime aconteceu por volta das 2h30. A delegacia de Condado ficará responsável por conduzir a investigação

sábado, 26 de outubro de 2013

APOSENTADO É PRESO APÓS ESTUPRAR DUAS VIZINHAS DE 8 E 9 ANOS E A PRÓPRIA FILHA DE DE 12 ANOS DE IDADE.


Um safado foi preso sob suspeita de abusar sexualmente de duas irmãs que moravam na casa ao lado da dele, as meninas de oito e nove anos, e da própria filha, uma garota de 12 anos de idade, no bairro de Fleicheira, na zona rural de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco.
Segundo a polícia, todas as vítimas detalharam os abusos. As irmãs, inclusive, chegaram a ser estuprada na frente de um dos filhos do suspeito, um garoto de dez anos que foi chamado de gay pelo pai por não aceitar de participar dos abusos.

As investigações começaram há um mês e meio quando foi feita a denúncia pelos familiares das irmãs.
Um laudo sexológico comprovou o estupro com penetração em uma delas e, em depoimento, a outra disse que teria sido apenas acariciada.
Com a confirmação, um mandado de prisão foi expedido, mas, quando os investigadores estiveram na casa dos envolvidos procurando informações, o suspeito já tinha fugido.
Foi quando a filha dele também quebrou o silêncio. A menina disse ter sido acariciada e abusada pelo pai diversas vezes. Um novo inquérito foi instaurado, mas esse crime ainda não foi comprovado.

Na última quarta-feira (23), o safado foi localizado e preso no Centro de Goiana.             Os abusos estavam sendo cometidos há tempos.
A família das irmãs só soube porque elas contaram para um coleguinha e a informação acabou chegando aos pais das vitimas.
Elas costumavam ir para a casa do vizinho brincar porque ele tem cinco filhos, também crianças, e era lá que aconteciam os estupros, detalhou o delegado Diego de Souza, da Delegacia de Goiana. 

Ainda de acordo com a polícia, o suspeito mandava as meninas não dizer nada a ninguém, mas não foi comprovada agressão contra elas. "O suspeito tem 58 anos e é casado, mas a esposa dele disse não saber de nada”.
Não temos informações sobre omissão da parte dela ou qualquer tipo de ameaça grave, complementou o delegado.

Após o cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi encaminhado ao Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. O tarado aposentado não tinha antecedentes criminais.

Dá para acreditar na pesquisa do Ibope?


O Ibope celebrou um mega contrato com o Governo, no valor de R$ 6,4 milhões, para realizar pesquisas de opinião pública que se estenderão até as vésperas da campanha eleitoral de 2014.
Sendo assim, perdeu completamente a credibilidade a pesquisa sobre a sucessão presidencial de ontem, na qual Dilma aparece ganhando no primeiro turno em todos os cenários.
O que rola nas redes sociais e nos bastidores de Brasília é que o Ibope chega ajudando Dilma na medida em que faz acomodações na pesquisa.
Antes dos números, pelos quais a presidente Dilma aparece com 41%, Aécio Neves com 14% e Eduardo Campos com 10%.
Marcia Cavalari, em entrevista ao programa “Ponto a Ponto”, já falava que a tendência do cenário era de acomodações.
A pesquisa Ibope se aproxima da do Vox Populi, divulgada na semana passada, mas omite alguns detalhes importantes, como apoios.
Quem teve acesso ao relatório, e o PSB já requereu uma cópia, o que  é de se estranhar,  alguns dados omitidos, como o de que apenas metade dos entrevistados confia em Dilma.           
A única região que os percentuais de confiança superam os de desconfiança é o Nordeste.                                                                                                                                       O Ibope está manobrando e manipulando para inflar o poderio de Dilma?
Não dá para concluir assim, de forma irresponsável e leviana, mas o simples fato de o Governo ter assinado um contrato com o instituto, nos remete a uma grande desconfiança.
Como acreditar cegamente numa empresa que está recebendo rios de dinheiro do Governo para fazer o que ela tem a oferecer – pesquisas – com tamanha isenção para isso?
FONTE:Magno Martins

terça-feira, 22 de outubro de 2013

BLOGUEIROS TERÃO ENCONTRO COM EX-MINISTRO EM RECIFE.
O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho(PSB) convidou blogueiros para fazer um balanço de suas ações e esclarecer os vários assuntos, principalmente fazer com que os pernambucanos tomem conhecimento de sua ex-pasta no ministério da Integração da Nacional.
Foram convidados blogueiros de todas as regiões do estado de Pernambuco, o encontro acontecerá hoje terça-feira dia 22/out/13 com inicio previsto para às 10:hs no Recife Praia Hotel no Pina.
Infelizmente não poderemos está resentes devido outras atividades de trabalho inadiáveis, porém tentaremos obter informações deste encontro através de colegas.

NOVOS DEPOIMENTOS  SÃO ACRESCENTADOS AO INQUÉRITO NO CASO DO PROMOTOR DE ITAIBA-PE 

 

Na tentativa de fortalecer o inquérito que apura o assassinato do promotor Thiago Faria Soares, duas possíveis testemunhas do assassinato do promotor, uma delas ocular, prestaram depoimento na noite desta segunda-feira dia 21/out/13 na Delegacia de Águas Belas.

Uma mulher que reside próximo ao local do crime, nas imediações da PE-300, foi uma das ouvidas pelos delegados Salustiano Albuquerque e Rômulo Holanda. Bastante assustada, a mulher conversou rapidamente com a imprensa e falou que, apenas ouviu um forte estrondo no dia do assassinato, como um pneu de carro estourando.
A segunda testemunha, um homem que fazia transporte de lotação para Itaíba, teria passado no local no momento do crime e desembarcado um passageiro, que era conhecido de Mysheva Martins e que ajudou a socorrê-la.
O depoimento mais esperado, entretanto, foi o do ex-namorado de Mysheva, o empresário Glécio Oliveira, com quem a advogada namorou antes de se envolver com o promotor.
Havia informações de que Glécio Oliveira teria emprestado R$ 100 mil para que ela arrematasse os 25 hectares da Fazenda Nova que foram a leilão.
Ele e a família são donos de uma rede de planos de assistência funerária Santa Terezinha, com casas funerárias em Manari e Arcoverde no Sertão, e em Caruaru (Agreste).
Glécio já tinha adiantado para imprensa, pelo irmão, o também empresário Gledson Oliveira, que não tinha feito nenhum empréstimo a ex-namorada. E, que ontem, ratificou a informação oficialmente à polícia.

Ele saiu da delegacia sem falar com os jornalistas. Mas o advogado do empresário, Jame Santos, detalhou o depoimento dele. “Glécio nunca emprestou dinheiro algum a Mysheva. Essa possibilidade não existiu, até porque ele não tinha dinheiro para isso. Ele e a advogada Mysheva tinham terminado a relação há mais de dez meses, Glécio já tinha um novo relacionamento, Mysheva também, e ela não pediu dinheiro algum a ele”, explicou o advogado.
Glécio Oliveira teria afirmado à polícia que nem sequer conhecia o promotor. “Por isso nunca ouve briga entre os dois, muito menos ameaças. Eles nunca sequer se falaram”, disse o advogado.

À tarde, Jandira Cruz Ubirajara, mulher do fazendeiro José Maria Pedro Rosendo Barbosa, principal suspeito de ser o mandante da morte do promotor, prestou depoimento por mais de quatro horas.
Ela voltou a garantir que o marido e o irmão, o agricultor Edmacy Ubirajara, preso no Recife, são inocentes e que José Maria estava com ela durante o crime.
“Mysheva precisava de um culpado para a morte do noivo e resolveu incriminar meu marido e meu irmão por causa da disputa judicial das terras da Fazenda Nova. Como ela conseguiu identificar meu irmão no meio daquele tiroteio, eu não sei. Ela realmente tem interesse em prejudicar minha família, mas quem não deve não teme e a justiça vai ser feita”, disse a mulher de Zé Maria.

Jandira afirmou, ainda, não saber onde o marido está escondido. Um dos advogados da família, Luiz Jardim, disse que hoje estará apresentando formalmente na Delegacia de Águas Belas as imagens e a relação de testemunhas que podem comprovar que Edmacy Ubirajara estava na cidade no dia do crime e, não, na PE-300, onde o promotor foi morto. “Acredito que diante do que vamos apresentar a própria polícia vai pedir a revogação da prisão temporária. Se a polícia não o fizer, o Ministério Público, que acompanha todos os depoimentos, o fará”, apostou o advogado.
FONTE:JC.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


MAIS DE MIL ALUNOS NÃO SÃO ENCONTRADOS PELO (MEC) PARA EXAME DO ENEM.

 

Pouco mais de mil estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não foram encontrados pelo Ministério da Educação (MEC) e não receberam o cartão de ingresso.
A avaliação, que será realizada nestes dias 25 e 26 de outubro, exige que os estudantes apresentem o cartão e um documento com foto para entrar nos locais de prova.
Nesta segunda-feira, 21 pela manhã, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que os mais de 7 milhões de cadernos de provas já estão impressos e estão sob a proteção da Polícia Federal (PF) nos Estados onde serão aplicadas.

Depois de um histórico de dificuldades de segurança desde 2010, quando um exemplar da prova foi roubado, Mercadante afirma que este ano dificilmente haverá novos incidentes. "Risco sempre existe num exame deste tamanho, mas não acredito que vamos ter novos problemas", disse. A prova ocorre no sábado, 26, e domingo 27, em 15 mil locais em todo o País.
O MEC alerta os candidatos para chegar com antecedência aos locais de avaliação, levar caneta preta feita de material transparente e não se arriscar a fotografar fotos ou fazer postagens e redes sociais.
Em 2012, 63 estudantes foram retirados do exame por não cumprir essas normas. O ministério deve divulgar ainda no domingo um balanço da prova.
FONTE:AGENCIA ESTADO

O PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) DECIDE ENTREGAR GARGOS NAS GESTÕES DO PSB EM PERNAMBUCO.


O Diretório Estadual do PT aprovou no domingo dia 20/out/13, a entrega imediata dos cargos nos governos do Estado de Pernambuco e nas prefeituras do Recife e de do Paulista, cidades nas quais os candidatos petistas foram derrotados pelos socialsitas Geraldo Julio e Júnior Matuto nas eleições municipais de 2012.
O então, presidente do PT, deputado federal Pedro Eugênio, anunciou que, nesta segunda-feira 21/out/13, irá comunicar oficialmente  ao governador Eduardo Campos (PSB) após solicitação de audiência, o “desembarque” petista dos governos socialistas Pernambucano.
A medida é uma retaliação à decisão do PSB de entregar os cargos no governo Dilma Rousseff, tomada há 30 dias, afastando-se do PT para concretizar o projeto de candidatura presidencial do governador Eduardo Campos.
Apesar da unanimidade do campo majoritário, o grupo ligado à deputada Teresa Leitão e ao ex-prefeito João da Costa, que apresentou também resolução defendendo a saída do governo, mas condicionando-a a um debate interno sobre o racha do partido e as relações futuras com o governo do PSB, retirou-se do encontro, abstendo-se de votar a resolução do campo majoritário. 
Com a decisão, todos os petistas nos governos do Estado, Recife e Paulista estão obrigados a deixarem os cargos, sob pena de serem submetidos ao estatuto partidário por indisciplina, o que prevê até expulsão. “Vamos acompanhar o processo de entrega dos cargos. Há casos que vão necessitar de tempo, não pode ser abandonados, precisam ser repassados. os casos, porém, que aparentem demora da entrega porque a pessoa está querendo ficar, nos teremos que enquadrar”, avisou o Presidente do PT-PE, Pedro Eugënio.FONTE:JC.

 

STF IRÁ DECIDIR SE PLANOS DE SAÚDE PODEM SER VENDIDOS. 


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se os 246 planos de saúde de 26 operadores poderão voltar a ser comercializados.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaude), que representa as operadoras, pediu ao STF que anule decisão da Justiça que autorizou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a suspender a venda dos planos.
Ao suspender a comercialização dos planos, a ANS alegou que as empresas eram mal avaliadas e descumpriam a legislação e os contratos firmados com consumidores.
A decisão sobre o pedido de liminar feito pela Fenasaude deverá ser tomada pelo presidente do Supremo, Joaquim Barbosa.
Ele deu um prazo de 10 dias para que a ANS se manifeste. Não há previsão de quando ele chegará a uma conclusão sobre o pedido de liminar.
Se atender ao requerimento da federação, Joaquim Barbosa derrubará uma decisão recente do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, que foi favorável à suspensão da venda dos planos.
No pedido protocolado no STF, a Fenasaude sustenta que o STJ não era competente para julgar o caso.
De acordo com a entidade, a discussão envolve matéria constitucional e, dessa forma, apenas poderia ser resolvida pelo Supremo. FONTE:AGENCIA ESTADO.

 

PERNAMBUCO PODE CONTAR COM MAIS 31 MUNICÍPIOS NO ESTADO.


Se as assembleias legislativas do país voltarem a ter o poder de examinar a criação de novos municípios, condição suspensa há 17 anos, Pernambuco terá um duro trabalho pela frente.
Existem 31 projetos de lei de emancipação de distritos tramitando na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Um dos mais antigos e emblemáticos é o de Cavaleiro dos Curados, em Jaboatão dos Guararapes, que mantém militância firme na luta pela independência, mesmo após ter ocorrido um plebiscito, em 1993, que depois foi anulado por alta abstenção.
Em maio, quando a Câmara Federal ainda analisava o Projeto de Lei Complementar 416/2008 – texto que regulamenta a criação, incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios – eram 27 propostas do tipo protocoladas na Assembleia Legislativa de Pernambuco(Alepe), segundo levantamento do JC à época. Com a intensificação do debate que restou por algumas semanas em destaque no noticiário local e nacional, essa conta deu um salto em cinco meses - hoje são 31.
Só o deputado estadual Sebastião Oliveira (PR) apresentou mais dois para desmembrar Carmo e Bom Nome do município de São José do Belmonte.
O parlamentar Antônio Moraes (PSDB), por sua vez, protocolou matéria que cria o município Cruz de Rebouças, atualmente parte de Igarassu.
Já em 25 de junho, o deputado socialista Ângelo Ferreira publicou projeto de lei que emancipa Ibitiranga, desmembrado-a de Carnaíba.
Os deputados que figuram no topo da lista dos que mais apresentaram projetos para criação de municípios continuam sendo Henrique Queiroz (PR) e Claudiano Martins Filho (PSDB).
Caso a lei seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT), os projetos que forem aprovados pelo plenário das assembleias estaduais serão encaminhados ao Tribunal de Justiça para a convocação dos plebiscitos.       FONTE:JC


MPPE CRIA FORÇA-TAREFA PARA ELUCIDAR HOMICIDIO DE PROMOTOR


Começou a atuar nesta segunda-feira dia 21.out.13 a força-tarefa criada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para trabalhar no inquérito policial do assassinato do promotor de justiça de Itaíba, Thiago Faria Soares, e nos processos civis e criminais da 5ª Circunscrição Ministerial, no Agreste, que tem sede em Garanhuns, mas é responsável por 22 municípios da região, entre eles, Itaíba e Águas Belas.
A equipe é composta por especialistas na área criminal e em conflitos agrários. No total, 16 promotores de Justiça de Pernambuco e dos estados de Rondônia e Minas Gerais foram designados para o serviço pelo procurador geral de Justiça Aguinaldo Fenelon em três portarias publicadas no Diário Oficial do Estado de pernambuco.
Uma das publicações determina que integrantes do Núcleo de Inteligência do Ministério Público (NIMPPE) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) passem a trabalhar em todos os processos civis e criminais da região junto com Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes Panalva Santos, promotor de Justiça em exercício na cidade de Itaíba-PE, e outros seis juristas. Os trabalhos serão coordenados pelo promotor Stanley Araújo Correa, de Garanhuns.
Também foram designados pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (GNCOC/CNPG) três promotores de outros estados para auxiliar o MPPE, sendo dois de Rondônia e um de Minas Gerais.
Eles irão colaborar no inquérito que apura a morte de Thiago Faria. Os atos e processos em trâmite na Comarca de Itaíba irão receber uma atenção especial. A mesma portaria que nomeou Marcelo Grenhalgh como novo promotor em exercício no município determinou que outros sete atuem na cidade em conjunto ou separadamente a ele.
Além de Emmanuel Cavalcanti Pacheco, de Águas Belas, outros sete promotores, de diversas comarcas, foram designados para atuar no grupo (ver quadro). Alguns membros da forçatarefa já estão no Agreste. Outros, irão se unir a eles hoje. O promotor Ricardo Lapenda, referência quando se fala em júri popular, é um dos especialistas da área criminal a atuar na equipe.
"Tem alguns promotores que, como eu, trabalhamos com júri, tem gente do Gaeco, tem quem trabalhe com conflitos de terras. Cada um vai trabalhar uma parte. Vamos nos reunir na segunda-feira (hoje) para fazer um levantamento do que precisa ser feito, dando atenção também a atos e processos mais antigos”, disse.

 

COMPARECEU PARA DEPOR EX-NOIVO DE MYSHEVA
 Chegou por volta das 10h30 à Delegacia de Águas Belas, o ex-noivo da advogada Mysheva Freire Ferrão Martins. Clécio Oliveira entrou no prédio acompanhado pela família e por um advogado.
Clécio foi chamado para depor sobre o caso que investiga o assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, de 36 anos. O depoimento do comerciante se fez necessário para que a polícia possa esclarecer algumas dúvidas que estão surgindo durante a investigação.
Apesar da linha de trabalho da polícia apontar para a questão envolvendo os 25 hectares de terra arrematados por Mysheva na Fazenda Nova, em Águas Belas, nenhuma hipótese ainda pode ser descartada. É possível que, com o depoimento, Mysheva também seja convocada para prestar esclarecimentos à polícia mais uma vez.
Fonte: Diário de Pernambuco – www.diariodepernambuco.com.br

BANCOS COM UMA HORA A MENOS DEVIDO HORÁRIO DE VERÃO  
Com o início do horário de verão que começou nesta segunda-feira dia 21/out./13, as agências bancárias dos estados das regiões Norte e Nordeste, que não aderiram ao horário de verão, passam a funcionar em novo horário. Fiquem atentos, em caruaru por exemplo, os bancos funcionarão em horário reduzido em uma hora, das 9h às 14h. O diretor de comunicação do Sindicato dos Comerciários (Sindecc), Rubem Soares, explicou que a mudança de horário de atendimento se faz necessária devido alinhamento de malotes com as centrais.
Os estados que não participarem do horário de verão, irão acompanhar o horário de suas matrizes que estarão fazendo parte do horário de verão, enfatizou. Então, todo serviço de malote será antecipado em uma hora.
Para o expediente dos bancários, servirá para colocar em dia as atividades ainda em pendências deixadas pela recente greve da categoria.
 “Não há diferença alguma, O funcionário dos bancos sempre chegam na agência bancária a partir das 8h, então, esse horário de verão não vai influenciar muito na rotina do bancário trabalhador. Devido a greve realizada recentemente, o acumulo de serviço nos bancos e o atendimento ao público, gradativamente está sendo normalizado, com o horário de verão irá facilitar o atendimento a população”, finalizou o sindicalista.

POLÍCIA DESCARTA A HIPÓTESE DO VEÍCULO QUEIMADO TER SIDO USADO NO HOMICÍDIO DO PROMOTOR. 

21/10/2013  - Fonte: Folha de Pernambuco
Peritos do Instituto de Criminalística realizaram perícia no carro Chevrolet, modelo Corsa que foi encontrado queimado, na manhã de segunda-feira dia 21/out/13, em Águas Belas, no Agreste Meridional. O carro de cor branca e placas KEU 2402 é de Goiânia, em Goiás. A polícia recebeu a informação que o veículo pertence a um homem que mora próximo ao local onde o carro foi encontrado e que ele teria ateado fogo após uma discussão com a esposa. Por conta disso, polícia descarta hipótese de o carro queimado ter sido usado no crime do promotor Thiago Faria Soares.
Segundo o delegado Salustiano Albuquerque, a esposa do dono do carro está sendo ouvida na delegacia. Em seguida, o homem também será ouvido. Os peritos foram acionados no início da manhã e chegaram no município de helicóptero. O carro, que foi encontrado em uma rua por trás do prédio do INSS, estava sem placa e a cor não pôde ser identificada porque o veículo ficou totalmente destruído. A princípio, surgiu a suspeita de que o veículo foi usado pelos criminosos que perseguiram e assassinaram há uma semana o promotor, a caminho de Itaíba, também no Agreste. 
O IC também vai fazer a perícia em um corpo que foi encontrado na manhã desta segunda. De acordo com a polícia, o homem foi identificado como Sérgio e foi morto a pauladas na Zona Rural do município. O delegado Salustiano informou ainda que o rapaz era usuário de drogas e teve envolvido em furtos na localidade. Provavelmente, ele não tem envolvimento com o crime do promotor, mas, mesmo assim, o corpo será periciado.

PADRASTO É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR ENTEADA DE 6 ANOS DE IDADE.

Um popular de 27 anos de idade, foi preso no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife, ao ser encontrado escondido atrás da geladeira.  Ele é suspeito de estuprar a enteada, uma criança de apenas 6 anos de idade. A mãe da vítima seria deficiente mental e os abusos aconteciam na casa da família, no bairro Padre Roma. A criança contou à avó que era abusada sexualmente por                                                                  ele.                                                                                                                        Disse ainda que no último sábado dia 19 de outubro, o padrasto teria colocado um pano na boca dela e praticado sexo anal com a criança.                                                                                                                           O pai da menina revelou que já havia percebido que a menina tinha medo do padrasto. A criança foi levada para ser realizado o exame sexológico, o  suspeito nega o crime, porem, o caso está sendo investigado na Delegacia de Jaboatão dos Guararapes

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Empregados dos Correios voltam ao trabalho
Fonte :Agencia Brasil
Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram nesta quinta-feira (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro.
A decisão foi tomada após assembleias da última quarta-feira (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores.
De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.
Todos os sindicatos voltaram ao trabalho, mais, alguns no entanto, decidiram manter o estado de greve sem paralisação das atividades, caso dos sindicatos de Campinas, do Ceará e de algumas outras localidades.
O que ainda preocupa é a possibilidade de alguns gestores fazerem retaliações a colegas que haviam aderido ao movimento, disse à Agência Brasil o diretor da Fentect, James Magalhães.
Nas assembleias, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios.
De acordo com o sindicalista, não haverá descontos dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas.
No máximo, duas horas por dia pelo período até 180 dias, destacou Magalhães.
“Essa compensação será feita apenas em dias úteis, pelos servidores que não registraram ponto eletrônico durante o período de greve”, disse.
A greve dos Correios começou no dia 12 de setembro para alguns sindicatos, e no dia 17 para outros.
Na avaliação da Fentect, em âmbito geral, a finalização do processo não foi a ideal. Mas foi boa, principalmente no que se refere à manutenção do plano de saúde nos moldes atuais, que continuará tendo como gestora a própria empresa.
Ficamos insatisfeitos com o reajuste dos benefícios, que ficou em 6,27%. Achamos que ele poderia ser o mesmo dos salários 8%, acrescentou.
Outra crítica da entidade foi a dificuldade de diálogo com a estatal. A empresa não dava ouvidos às reivindicações durante as reuniões.
Não basta sentar à mesa, tem de ouvir o que foi proposto e demonstrar interesse, disse.
De acordo com os Correios, a dificuldade de diálogo teve influência do valor da proposta inicial, que causaria um impacto de R$ 31,4 bilhões na folha da empresa. “Tentamos negociar a todo momento. Prova disso é que o próprio TST decidiu julgar o dissídio por 'resistência da Fentect em negociar'”, informou a assessoria da estatal.
Sobre o plano de saúde, os Correios informam que nunca houve qualquer possibilidade de terceirização do serviço, que só pode ter alterações depois da aprovação do conselho formado por representantes da empresa e dos trabalhadores.
A Fentect tem a esperança de que os Correios acatem alguns pontos das reivindicações não citados pelo TST. É o caso da entrega de correspondências no período da manhã em todo o país, “e não em apenas em algumas localidades pontuais”, e a melhoria da segurança nas agências, “por causa dos assaltos frequentes a agências em Alagoas, no Maranhão, na Paraíba, no Ceará e no interior de diversos estados”.
Segundo os Correios, os estados onde ocorre entrega matutina são: Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda este mês de outubro a entrega matutina será estendida para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Com relação a investimentos em segurança, a previsão é que este ano sejam investidos cerca de R$ 109 milhões no setor.
Empregados dos Correios voltam ao trabalho
Fonte :Agencia Brasil
Os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) confirmaram nesta quinta-feira (10) o fim da greve, iniciada em meados de setembro.
A decisão foi tomada após assembleias da última quarta-feira (9) à noite nos estados onde ainda havia paralisação de trabalhadores.
De acordo com os Correios, serão necessários seis dias úteis para normalizar todos os serviços prestados pela empresa.
Todos os sindicatos voltaram ao trabalho, mais, alguns no entanto, decidiram manter o estado de greve sem paralisação das atividades, caso dos sindicatos de Campinas, do Ceará e de algumas outras localidades.
O que ainda preocupa é a possibilidade de alguns gestores fazerem retaliações a colegas que haviam aderido ao movimento, disse à Agência Brasil o diretor da Fentect, James Magalhães.
Nas assembleias, os trabalhadores da estatal acataram a decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre o dissídio da categoria: reajuste salarial de 8% e de 6,27% nos benefícios.
De acordo com o sindicalista, não haverá descontos dos dias parados, mas sim compensação das horas não trabalhadas.
No máximo, duas horas por dia pelo período até 180 dias, destacou Magalhães.
“Essa compensação será feita apenas em dias úteis, pelos servidores que não registraram ponto eletrônico durante o período de greve”, disse.
A greve dos Correios começou no dia 12 de setembro para alguns sindicatos, e no dia 17 para outros.
Na avaliação da Fentect, em âmbito geral, a finalização do processo não foi a ideal. Mas foi boa, principalmente no que se refere à manutenção do plano de saúde nos moldes atuais, que continuará tendo como gestora a própria empresa.
Ficamos insatisfeitos com o reajuste dos benefícios, que ficou em 6,27%. Achamos que ele poderia ser o mesmo dos salários 8%, acrescentou.
Outra crítica da entidade foi a dificuldade de diálogo com a estatal. A empresa não dava ouvidos às reivindicações durante as reuniões.
Não basta sentar à mesa, tem de ouvir o que foi proposto e demonstrar interesse, disse.
De acordo com os Correios, a dificuldade de diálogo teve influência do valor da proposta inicial, que causaria um impacto de R$ 31,4 bilhões na folha da empresa. “Tentamos negociar a todo momento. Prova disso é que o próprio TST decidiu julgar o dissídio por 'resistência da Fentect em negociar'”, informou a assessoria da estatal.
Sobre o plano de saúde, os Correios informam que nunca houve qualquer possibilidade de terceirização do serviço, que só pode ter alterações depois da aprovação do conselho formado por representantes da empresa e dos trabalhadores.
A Fentect tem a esperança de que os Correios acatem alguns pontos das reivindicações não citados pelo TST. É o caso da entrega de correspondências no período da manhã em todo o país, “e não em apenas em algumas localidades pontuais”, e a melhoria da segurança nas agências, “por causa dos assaltos frequentes a agências em Alagoas, no Maranhão, na Paraíba, no Ceará e no interior de diversos estados”.
Segundo os Correios, os estados onde ocorre entrega matutina são: Maranhão, Tocantins e Mato Grosso. Ainda este mês de outubro a entrega matutina será estendida para Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Com relação a investimentos em segurança, a previsão é que este ano sejam investidos cerca de R$ 109 milhões no setor.
POPULAR É PRESO ACUSADO DE ESTUPRAR ENTEADA EM SALOÁ
Em uma operação realizada pelas delegacias da Polícia Civil de Brejão e Saloá, na manhã de última quarta-feira dia 9/out/13, foi cumprido um mandado de prisão contra um suspeito de ter cometido um estupro de vulnerável.
Um popular de 44 anos, é morador da Cohab na cidade de Saloá, informações ao conta que ele praticou o crime no mês de fevereiro de 2011.

De acordo com a polícia civil, o popular vivia em companhia de duas enteadas, uma delas com 13 anos de idade.
A garota procurou a avó alegando ter sido abusada sexualmente pelo acusado.
O Conselho Tutelar da cidade de Saloá foi acionado e encaminhou o caso à delegacia. 
Suspeitando que a polícia estaria a sua procura, ele fugiu para a cidade de Brejão.
Com as informações repassadas pela Delegacia de Saloá, policiais civis da Unidade de Brejão conseguiram localizar onde o suspeito estava escondido.
Uma operação foi montada com as equipes das duas unidades policiais e na manhã de quarta feira (9), o acusado foi capturado e conduzido à Cadeia pública de Saloá, a disposição da justiça para medidas cabíveis.